"Estimular a noção de solidariedade para o bem entre as nações é combater a guerra." Henri Dunant
A Cruz Vermelha é uma entidade internacional, com sede em vários países do globo, cuja missão é levar assistência a quem necessite, nas mais diversas condições: feridos, prisioneiros, refugiados, enfermos.
Na guerra ou na paz, a Cruz Vermelha tem como primeiro objetivo promover o bem-estar; por isto, suas atividades podem se estender ao campo da educação, da assistência social, da prevenção de doenças, do combate de epidemias, fome e muito mais.
Na esfera social, trabalha com minorias (idosos, deficientes físicos e mentais, por exemplo), doentes crônicos, dependendo da realidade de cada país em cada época.
O importante é que a Cruz Vermelha não age sob interesse de nenhum país, empresa ou organização. Seu interesse maior é a vida, sem discriminar etnia ou nacionalidade.
Sua data é comemorada no dia do nascimento de Henri Dunant, que primeiro concebeu a idéia da Cruz Vermelha e acompanhou sua criação. Dunant ganhou o primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, e morreu em 1910. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha também recebeu um Prêmio Nobel da Paz em 1917 - o único durante a Primeira Guerra Mundial - e outro em 1944, pelo desempenho na Segunda Guerra. Quando do centenário da Fundação da Cruz Vermelha, em 1963, mais dois prêmios Nobel da Paz: um foi para o Comitê Internacional e outro para a Liga das Sociedades.
>> Jovens na Cruz Vermelha do Brasil
Os jovens também podem participar da Cruz Vermelha!
Existem mais de cem Seções da Juventude no mundo, em diferentes Sociedades Nacionais. Entre as atividades desempenhadas estão os primeiros socorros, prevenção de acidentes, educação sanitária, cuidados de enfermagem, ajuda aos necessitados, treinamentos de emergência em caso de catástrofes naturais.
Em 1969, durante a XXI Conferência Internacional da Cruz Vermelha, na Turquia, houve um especial apelo à participação do voluntariado jovem. Confira um trecho da resolução n.º 20 ("A Cruz Vermelha, fator de paz no mundo"):
"(...) A Conferência propõe que os fundos destinados à compra de armamentos sejam utilizados em favor da Humanidade, da proteção da vida e da saúde das populações, com prioridade para as gerações jovens, bem como para o aperfeiçoamento da educação e do ensino.
...recomenda aos órgãos internacionais da Cruz Vermelha, e do Crescente Vermelho, em ligação constante com as organizações especializadas da ONU, iniciar urgentemente toda a população, e particularmente os jovens, nas atividades da Cruz Vermelha, educando estes últimos no espírito da fraternidade internacional, da solidariedade, da amizade entre todos os povos e da responsabilidade com respeito à sorte de seu povo. Com tal espírito, convida as instituições internacionais da Cruz Vermelha, em ligação com a UNESCO, com outras organizações especializadas das Nações Unidas, e ainda com organizações da juventude, a pôr em execução um programa educativo para a paz".
Isabela Paiva facilitadoura JMR
Nenhum comentário:
Postar um comentário