Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

24 de maio · Dia do Vestibulando

Em 24 de maio, comemora-se o dia do vestibulando. As denominações "vestibulando" e "vestibular" estão de tal forma incorporados à nossa linguagem cotidiana, que, ao ouvi-las, pensamos imediatamente no aluno dos cursos preparatórios e nos exames de acesso às universidades. Claro, é isso que elas significam, mas vale a pena lembrar a palavra de que elas se originam.

"Vestíbulo" vem do latim vestibulum, que significa "entrada". Por isso, os exames que precediam o ingresso ao curso superior foram chamadas de "vestibulares". Inicialmente, a palavra era usada como adjetivo, qualificando o substantivo "exames". Depois, o tempo se encarregou de simplificar a expressão, gerando o substantivo vestibular, para designar especificamente essas provas.

O uso oficial dessa palavra foi instituído em 1915, pelo decreto 11.530, que tinha como finalidade restabelecer a responsabilidade do Estado e do Governo Federal como principais gestores e reguladores dos projetos educacionais no Brasil.

Por "restabelecer" entende-se que algo havia sido estabelecido, deixado de vigorar e voltava a ser vigente de novo. Portanto, percebe-se que as normas que regem a educação no país não foram sempre as mesmas: elas têm uma história, assim como o próprio vestibular também tem a sua.



Isabela Paiva facilitadoura JMR

Nenhum comentário:

Postar um comentário