Páginas

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

INDEPENDÊNCIA OU MORTE

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro recebeu novas ordens, vindas do rei, de voltar para Portugal imediatamente. É claro que ele não gostou nada dessa história, pois ele queria ficar no Brasil. Ele teve uma decisão muito difícil para tomar: ir e perder o governo do Brasil ou ficar e desobedecer às ordens de Portugal.   Nós já sabemos que ele escolheu a segunda opção, e a história oficial conta que, na tarde de 7 de setembro, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro ergueu sua espada e gritou: "Independência ou morte!". Assim, o Brasil não pertencia mais a Portugal e passou a ter suas próprias leis. Dom Pedro foi coroado imperador com o título de Dom Pedro I.

Nome completo do Imperador Dom Pedro I (1798 - 1834): Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Sua frase histórica: "Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou Morte!". Em 7 de setembro de 1822, às 16:30hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário