O envelhecimento faz parte de nossa vida, é um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.
Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadã/ão, deixar de ser família, etc. Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc. Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: "lugar de velho é em casa", "está ficando igual a criança, quer participar de tudo", "velho não tem mais nada para aprender".
E você, que se considera nessa fase da vida, não pense no número de anos que já viveu. Pense, isto sim, em como desfrutar com muita coragem, perseverança e fé os anos que tem pela frente, dedicando-se a algo que lhe interesse e orgulhando-se de sua idade, por mais avançada que seja. Tudo isso manterá seu espírito alegre e juvenil. Enfrente, pois, o entardecer da vida com responsabilidade, alegria e muito amor. Esse entardecer não acaba em uma noite fechada, mas em um amanhecer cheio de esperança.
A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, freqüentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer,vamos olhar para a pessoa idosa como ser humano integral, valioso e amado por Deus e por nós. Não podemos considerar apenas sua força física, mental e sua saúde.
É preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada,as
pessoas idosas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade de consumo e
pela violência.
Que Deus nos lembre do valor e da transitoriedade de nossa vida. Que nunca haja um tarde
demais para amar, perdoar e servir.
DIREITOS DOS IDOSOS
O IDOSO TEM DIREITO À VIDA
O IDOSO TEM DIREITO AO RESPEITO
O IDOSO TEM DIREITO AO ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES B ÁSICAS
O IDOSO TEM DIREITO À SAÚDE
O IDOSO TEM DIREITO À EDUCAÇÃO
O IDOSO TEM DIREITO À MORADIA
O IDOSO TEM DIREITO À JUSTIÇA
O IDOSO TEM DIREITO AO TRANSPORTE
O IDOSO TEM DIREITO AO LAZER
O IDOSO TEM DIREITO AO ESPORTE
• A família, a sociedade e o Estado, tem o dever de amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida;
• Os filhos maiores tem o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carência ou
enfermidade;
• Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada;
• A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens
culturais, participação e integração na comunidade;
•Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família;
• Idoso deve ter liberdade e autonomia
Nenhum comentário:
Postar um comentário